UNIVATES e Nutribras firmam convênio

UNIVATES e Nutribras firmam convênio

A Universidade do Vale do Taquari – Univates e a empresa Nutribras, com sede na cidade de Sorriso, no Mato Grosso, assinaram um convênio, com duração de 24 meses, para a realização do projeto “Estudo do potencial energético de biomassas residuais com diferentes características visando o melhor desenvolvimento biotecnológico de biodigestores”, coordenado pelo professor da Univates, Odorico Konrad. As atividades serão realizadas por meio do Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS).

Conforme Konrad, o objetivo do projeto é a realização de uma consultoria técnica-científica e orientação para uso de tecnologia de digestão anaeróbica, estudo do potencial energético de biomassas residuais a partir de ensaios de biodigestão e o monitoramento quanti e qualitativo de biogás em biodigestores. “A empresa já tem produção de biogás, a partir de dejetos suínos, na cidade de Vera. Já realizamos a etapa de análise da quantidade e da qualidade do biogás e agora estamos avaliando o que pode ser melhorado no processo de produção deste biogás. Com isso, a ideia é purificar o biogás gerado para que ele possa ser usado como combustível veicular”, explica Odorico.

Para as atividades, foi levado para o Mato Grosso o Laboratório Móvel da Univates, que foi recebido pela Instituição do Governo da Alemanha, por meio de convênio para pesquisa e avaliação da qualidade do biogás em plantas de biodigestão.

O projeto é relacionado a pesquisas e atividades desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e Sistema Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). Também é vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates.

Estudos na área de biogás é resultado de mais de 15 anos de pesquisa

Na Univates, os estudos na área de biogás são realizados há mais de 15 anos, sob coordenação do professor doutor Odorico Konrad, que é referência nacional no assunto e tem ampla participação em pesquisas e eventos internacionais, especialmente com a Alemanha e a Suécia. O professor tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: biogás, compostagem, biorreatores, energias renováveis, resíduos sólidos, saneamento ambiental.

No Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS), coordenado por Konrad, são realizadas pesquisas na área de energias renováveis, especificamente na geração de biogás por meio do processo de biodigestão anaeróbia. Além disso, realiza avaliações em biogás no qual empregam-se como fontes de biomassa lodos advindos de estações de tratamento de efluentes, borras residuais, resíduos oriundos de atividades agrícolas, como dejetos de animais (bovinos, suínos, aves) e demais resíduos com potencial de uso em biodigestão anaeróbia.

Nutribras

Com unidades localizadas nos municípios de Vera e Sorriso no estado do Mato Grosso, a Nutribras foi pioneira em introduzir o modelo de suinocultura autossustentável no Brasil, o que tornou a empresa referência nacional e internacional de como produzir alimentos, sem comprometer os recursos naturais.

Na Nutribras, todo dejeto vira insumo para uma outra atividade e tudo é reciclado, o que lhe garante o uso do selo “autossustentável” em seus produtos. O selo nasceu após auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2015. Exemplo desse reaproveitamento é o resíduo do tratamento dos efluentes das granjas, que posteriormente é transformado em adubo orgânico, gerando melhores índices de produtividade nas lavouras. A responsabilidade ambiental e cuidado com recursos naturais são valores intrínsecos na cultura Nutribras.

A Univates

A Univates iniciou suas atividades em 1969 com a implantação do ensino superior na região que lhe dá nome. Localizada a apenas 120 km de Porto Alegre, o Polo Sede da Univates está localizado em Lajeado/RS.

Conforme a avaliação do ensino superior mais recente divulgada pelo MEC em 2021, relativa à avaliação realizada em 2019, Universidade privada com o melhor conceito de graduação do Brasil entre as 91 universidades não públicas avaliadas. Na região Sul e no Rio Grande do Sul, a Univates ficou classificada como a terceira melhor universidade privada, em relação ao IGC. No país, a Universidade figura como a sexta melhor universidade não pública. No IGC, a Instituição manteve a nota 4, considerada de excelência pelo MEC (numa escala de 1 a 5).

A Univates oferece cursos de graduação presencial e a distância, cursos técnicos, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) com seis Programa de Pós-Graduação.

A Universidade conta com uma das melhores infraestruturas do Estado, com mais de 210 laboratórios, museu e salas especiais, distribuídos em 27 prédios e em 81 mil m2 construídos. A Biblioteca, totalmente automatizada, uma das mais modernas da América Latina, tem mais de 164 mil volumes no acervo físico. Além disso, conta com um dos mais modernos teatros do Sul do Brasil, que recebe periodicamente renomadas atrações culturais. A Univates também assina as principais plataformas de artigos científicos e livros do meio acadêmico. O campus é totalmente coberto por rede wifi e conta com várias áreas de convivência.

Fonte: https://www.nortaomt.com.br/univates-e-nutribras-firmam-convenio-para-aproveitamento-de-biomassa-com-potencial-energetico/

Mais notícias

Nutribras é case de sucesso em sistemas eficientes e seguros

Com vasta experiência, responsabilidade, resultados e credibilidade a NúcleoTech se consolidou como uma respeitada empresa especializada em soluções e Gestão em Tecnologia da Informação e Segurança. Em mais de 12 anos de parceria Gold Partner […]

Saiba mais
Matéria sobre o Biometano Suíno da Nutribras

Com pesquisa e desenvolvimento, o biogás é transformado em biometano, um biocombustível que tem potencial para substituir o gás natural veicular, o GNV. E a ideia é adaptar o biocombustível para mais veículos da agroindústria. […]

Saiba mais
Primeiro caminhão movido a Biometano suíno do Brasil.

Primeiro caminhão movido a Biometano suíno do Brasil. Visita da ministra Tereza Cristina marcou o início da circulação do primeiro caminhão do Brasil movido com aproveitamento de dejetos suínos A Nutribras Alimentos desde o início […]

Saiba mais
Nutribras doa 1 tonelada de carne e embutidos para campanha solidária do Governo

A parceria com empresas empenhadas em contribuir para a campanha “Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus” tem permitido que mais famílias em situação de vulnerabilidade social sejam beneficiadas. Moradores do bairro […]

Saiba mais