Nutribras, de Sorriso (MT), recebe reconhecimento da Merial

Nutribras, de Sorriso (MT), recebe reconhecimento da Merial

A Merial, líder mundial em saúde animal, entregou na tarde de segunda-feira (03.11) uma placa em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo Frigorífico Nutribras, do Grupo Lucion, na região do meio norte de Mato Grosso.

A cerimônia de entrega aconteceu às 15h, na sede do Frigorífico, e contou com a presença da equipe técnica da Merial e executivos do Grupo. Paulo Lucion, diretor executivo da empresa, foi quem recebeu a homenagem. “Mais do que um reconhecimento, esse é um momento de consolidação de uma relação de ganhos para toda a cadeia produtiva brasileira. Tanto a Nutribras, quanto a Merial compartilham da mesma preocupação: produzir alimentos cada vez mais sustentáveis e com qualidade comprovada. Estamos muito satisfeitos pelo reconhecimento e seguimos com energia renovada para os próximos desafios”, declarou Lucion.

A Nutribras e a Merial possuem parceria de mais de seis anos, atuando, principalmente, na prevenção da circovirose suína (PCV2). Em 2007, após enfrentar problemas com a alta taxa de mortalidade por PCV2, a empresa do ramo alimentício optou pela aposta na vacina Circovac®, da Merial. Hoje, com um rebanho de 12 mil matrizes e abate anual acima de 300 mil suínos, os resultados são sensíveis e ressaltados pelo coordenador de produção da Nutribras, Jonas Steffanello.

“Circovac se caracteriza por ser uma vacina de manejo simples, que facilita muito o trabalho da equipe de aplicação. Além disso, nos trouxe resultados significativos, como a redução de 5% da mortalidade na terminação”, enfatiza Steffanello, que ainda quantifica outros ganhos, como a queda de 21% no índice de refugagem. “São índices que têm um peso enorme na sustentabilidade econômica da granja, determinantes para o sucesso ou não de nossa produção”, reforça Steffanello.

O motivo do êxito da aposta da Nutribras, segundo o médico veterinário Marcelo Almeida, gerente técnico da Merial, é o elevado nível de carga antigênica de Circovac, vacina com mais de 10 anos de pesquisas práticas e imunização de milhões de animais, oriundos de plantéis das principais regiões suinocultoras do Brasil e do mundo. Almeida elenca diversos benefícios da vacinação com Circovac para o controle da circovirose suína, destacando a diminuição acentuada da viremia; proteção dos órgãos linfoides – o que conduz à redução do índice de mortalidade; diminuição significativa da refugagem; redução do uso de antibióticos; entre outros benefícios de grande impacto. “Todos esses fatores proporcionam ganhos econômicos indiscutíveis aos produtores”, resume o especialista da Merial.

Sobre a Nutribras

O Grupo Lucion está há mais de 30 anos na atividade de suinocultura e há mais de 10 anos, iniciou seus empreendimentos na região dos municípios de Vera e Sorriso, no médio norte de Mato Grosso – Brasil. Pioneiro no uso de biodigestores para manejo dos efluentes, o grupo é hoje uma das referências do Brasil para a produção de suínos em sistema autossustentável. O resíduo orgânico, denominado biofertilizante, é utilizado para fazer compostagem e fertirrigação. O gás é transformado em energia elétrica, que abastece a fábrica de ração e as extrusoras de soja, da qual sai o farelo de soja, utilizado na ração dos suínos, e o óleo, do qual é fabricado o biocombustível. O Frigorífico Nutribras conclui a cadeia de produção de carne suína autossustentável. Construído com tecnologia para atender os mercados mais exigentes, está localizado no município de Sorriso – MT, a 400 quilômetros da capital de Mato Grosso, Cuiabá – Brasil. Com estrutura para abater até 3.000 suínos por dia, ampla capacidade de desossa, é o ponto-chave para a conclusão de todo o trabalho dedicado à produção de carne suína com qualidade e responsabilidade ambiental.

Sobre a Merial

Merial é uma empresa líder mundial em saúde animal voltada para a inovação, fornecendo uma gama completa de produtos para melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho de várias espécies de animais. Merial emprega aproximadamente 6.200 pessoas e opera em mais de 150 países ao redor do mundo. Seu faturamento em 2013 foi próximo aos R$ 6,5 bilhões. Merial é uma empresa Sanofi. Para mais informações, consulte www.merial.com.br.

Fonte: http://www.agrobrasil.com.br/2014/11/nutribras-de-sorriso-mt-recebe.html

Mais notícias

Governo Federal conhece projeto da Nutribras de combustível com biomassa suína

Cumprindo agenda no Mato Grosso, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na última quinta-feira, 28, conheceu um projeto desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari – Univates e pela empresa Nutribras, pioneira a […]

Saiba mais
Suinocultura autossustentável traz recompensas para o produtor

“… resíduos se transformam em energia e fertilizante, diminuindo custos financeiros e ambientais …” O Brasil é o 4° país maior produtor e exportador carne de suína, tendo como principal destino das exportações o continente […]

Saiba mais
Do Brasil para o Mundo

É com muita satisfação que a Nutribras Alimentos foi habilitada para exportar para o Vietnã, importante mercado para o agronegócio brasileiro. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as exportações de […]

Saiba mais
Alimentar hoje, respeitando o amanhã

Um espírito empreendedor aliado à presença da suinocultura no DNA dos fundadores. Essa combinação deu origem à Nutribras Alimentos. Referência no País e no exterior sobre como produzir alimento de forma sustentável, o segredo para […]

Saiba mais